Futsal no Brasil

Antigamente chamado de futebol de salão, hoje o futsal é um dos esportes mais praticados do Brasil. Se nos estados unidos não faltam quadras de basquete para os fanáticos fãs do esporte de gingantes no Brasil não faltam quadras, quintais,ruas, becos, quartos. É isso mesmo, qualquer lugar, para o brasileiro é lugar para “jogar bola.”

No Brasil, qualquer lugar é lugar para se jogar futsal.

Criado na década de 30, por Juan Carlos Seriani Gravier em Montevideu, no Uruguai, o esporte veio logo a uma época vencedora do Futebol uruguaio, onde havia vencido a primeira Copa do mundo de futebol em 1930 e em 1950 já seria Bicampeão. No Brasil o esporte foi trazido por João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, quando voltaram ao Brasil e introduziram o “Indoor Foot Ball” que passou a ser chamado futebol de salão.

O esporte que indiscutivelmente se assemelha ao futebol, pois e jogado praticamente da mesma forma, possui suas regras e suas formas peculiares de se jogar.

Para começar, por exemplo, em vez de 11 jogadores para cada lado são 5 jogadores para cada lado incluindo o goleiro. Em relação aos tempos são 2 tempos de 20 minutos, contados de forma regressiva, fazendo uma partida inteira ser de 40 minutos e quando a bola não esta em jogo o cronometro para, voltando a ser cronometrado com a volta da bola em jogo.

No Brasil o futsal é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão. A seleção brasileira “para variar” é considerada a melhor seleção do mundo, juntamente com a Espanha e Portugal. Times como Itália, Argentina e outras grandes seleções de futebol do mundo têm suas seleções apenas no segundo patamar, se tratando do futsal.

O futsal brasileiro ainda conta com melhores os melhores jogadores de Futsal do planeta. Na década de 90, quem se destacou foi Manoel Tobias, que levou o Brasil a vários títulos e ganhou vários prêmios como melhor jogador de futsal do mundo. No segundo milênio o destaque do Futsal brasileiro foi e ainda é Falcão.

Falcão, o melhor jogador de futsal de todos os tempos.

Falcão sempre jogou profissionalmente com a camisa 12. É considerado o melhor jogador de todos os tempos do futsal. Seus títulos, tanto em equipe como individuais são praticamente incontáveis. Dono de gols memoráveis e dribles desconcertantes, falcão inspira garotos e garotas do Brasil e do mundo todo.

Não é corriqueiro que destaques do futebol brasileiro de campo inicie suas carreiras no futsal. Craques como Ronaldo, Ronaldinho Gaucho, Robinho e Neymar são alguns exemplos. Pelo fato da quadra ser pequena e todos os jogadores estarem muito perto um dos outros, o futsal exige grande habilidade dos atletas para manterem as bolas nos pés, principalmente nos dribles. E isso ajuda muito os atletas no campo.

Se você sonha e em ser um grande jogador de futebol, que tal começar pelo futsal?

Tags: , ,


Participe. Deixe seu comentário: